quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Motivação (Teoria das Expectativas de Victor Vroom)

Motivação

Motivação Conteúdo (o que motiva ?) Hierarquia das Necessidades (Abraham Maslow).
Motivação Processo (como se dá o processo de motivação).                  

Teoria das Expectativas de Victor Vroom

            A teoria das Expectativas foi desenvolvida inicialmente pelo psicólogo Victor Vroom em 1964. Ele defende que o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das opções de cada indivíduo e das expectativas de atingir esses mesmos objetivos, contrariamente às teorias das necessidades de Maslow e Herzberg, uma vez que estas não têm em consideração as diferenças individuais.
           
            Esta teoria fala  numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento escolhido é o que se traduz no objetivo do indivíduo.
           
            Para Vroom, há três forças básicas que atuam dentro do indivíduo e que influenciam o seu nível de desempenho.

· Expectativa (Fins): probabilidade de uma determinada ação conduzir a um resultado desejado. Se um determinado esforço for exercido por um indivíduo que disponibilize de meios e competências para atingir o sucesso, o resultado será um desempenho bem sucedido (expectativa esforço-desempenho). Por outro lado, há que ter em consideração a expectativa de que, se um determinado esforço tiver sucesso será obtida uma recompensa (expectativa esforço-resultado).

· Instrumentalidade (Meios): percepção de que a obtenção de um resultado está associado a uma recompensa, podendo-se traduzir no grau em que um resultado facilita o acesso a outro resultado. Assim, uma recompensa de primeira ordem (por exemplo uma recompensa monetária) é relevante porque permite o alcance de um resultado de segunda ordem (por exemplo, um carro de luxo).

· Valência (Valor): valor ou peso que um indivíduo atribui às recompensas obtidas em consequência do seu desempenho. Neste contexto, é imposto que as recompensas tenham um valor real para o indivíduo que satisfaça as suas expectativas. As valências revestem-se de um aspecto subjetivo, uma vez que o sistema de recompensas vigente pode não assumir importância para um indivíduo e ser muito importante para outro.
           
            Deste modo, Vroom considera que a motivação é o produto do valor previsto atribuído a um objetivo pela probabilidade de o alcançar. Em termos de uma equação, esta definição pode ser traduzida da seguinte forma:

Motivação = f (expectativa X instrumentalidade X valência)

            O que significa que todos os termos têm que ser maiores do que zero, sendo que nenhum dos fatores pode estar ausente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário