segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Diário de Classe (20/11/2013) Teoria de Herzberg
Na aula de 20/11/13 o Prof. Luiz deu início a discussão à respeito do texto: "Da relação direta entre ter de limpar seu banheiro você mesmo e poder abrir sem medo um Mac Book no ônibus", procurando observar as opiniões dos alunos e relacionando com a teoria das necessidades de Maslow.
Em seguida o tema da aula passou a ser a teoria de Frederick Herzberg, tradicionalmente conhecida como a teoria dos dois fatores, higiênicos e motivacionais, que são determinantes para avaliar o grau de satisfação e motivação de funcionários em uma empresa.
Os fatores higiênicos segundo Herzberg, são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, mas sua presença não é suficiente para motivá-los de forma eficiente. Quando esses fatores são ótimos, simplesmente evitam a insatisfação, uma vez que sua influência sobre o comportamento tem baixo poder motivacional. Porém, quando são precários, provocam insatisfação.
Já os fatores motivacionais produzem algum efeito duradouro de satisfação e de aumento de produtividade em níveis de excelência, isto é, acima dos níveis nominais. O termo motivação, para Herzberg, envolve sentimentos de realização, de crescimento e de reconhecimento profissional, manifestados por meio do exercício das tarefas e atividades que oferecem um suficiente desafio e significado para o trabalhador.
Críticas a teoria de Herzberg
Algumas das críticas feitas ao modelo de Herzberg são de que ele não leva suficientemente em conta o nível de subjetividade envolvido nos conceitos que aborda; as mesmas condições de um ambiente de trabalho podem ser consideradas excelentes por uma pessoa e completamente insatisfatórias por uma segunda pessoa.
Alguns autores também consideram a satisfação de necessidades uma ideia muito distinta da motivação em si. Mas de maneira geral as idéias de Herzberg tiveram grande acolhida no universo da Psicologia Comportamental e Behaviorista, e são referência obrigatória para reflexões sobre gestão de pessoas, sobretudo quando relacionadas à Pirâmide de Necessidades de Maslow.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário