Diário de Classe (13/11/2013) - Motivação Parte II
A aula foi muito leve, descontraída. A motivação foi tratada sob uma perspectiva diferente. Em vez de percebê-la apenas como uma ferramenta a ser usada para um determinado momento ou objetivo, devemos entender a motivação como algo a ser preservado, e não apenas provocado isoladamente.
O grande desafio dos líderes é, não só estimular a motivação em seus liderados, mas manter-se em condições relacionais com esses de tal forma que essa capacidade se perpetue, formando uma equipe continuamente motivada.
Isso requer a dosagem certa em cada provocação, em cada acompanhamento de desempenho, em cada conversa. Não adianta agir de forma desmedida para que uma pessoa realize uma tarefa, se esta mesma forma arrancará de suas mãos a imagem de líder, e a capacidade de influenciar essa pessoa novamente.
O exemplo move mais do que o conselho ou a ordem. Os liderados precisam ver no seu líder conceitos por eles aprovados, em diversos campos, ético, moral, social, político, etc. A integridade do líder enquanto cidadão poderá dar a ele o aval de seus liderados, e assim, condições de orientar e dirigir sua equipe com eficiência e sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário