segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Na última aula (13/01/2014) pudemos prestigiar os trabalhos de nossos colegas de turma (T-leaders x Camaleão). A prova dada para essa etapa foi a realização de um desfile de moda baseado nas características dos líderes.

Pode-se afirmar que ambas as equipes apresentaram ótimos trabalhos que foram originais e criativos. Na prova foi solicitado que os líderes não fizesse nada na realização do trabalho. Ao menos no momento da apresentação, assim a equipe teria que se encarregar da apresentação e posteriormente os líderes seriam responsáveis pela defesa desses trabalhos. Observou-se uma grande participação por parte dos integrantes que realizaram grandes trabalhos.


No início do debate foi solicitado pelo mercado defendessem os trabalhos das equipes adversárias como se fossem suas equipes. Passa que fizesse bem essa atividade os líderes tiveram que aprestar muita atenção nas apresentações. O que o consseguiram fazer.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Aula do dia 08/01/2014 "Abordagem comportamental"

Na nossa aula de liderança nas organizações de 08/01/2014 tivemos a continuação da abordagem comportamental que irá servir de tema principal para o próximo jogo que acontecerá na próxima segunda-feira. Fizemos então uma tabela das influências que tivemos da década de 50 até os tempos mais atuais, essas influências foram: O rock influenciando várias nações com a sua música e um estilo musical que contagiou muitos jovem naquela época. O movimento Hippie que surgiu nos anos 60 nos estados unidos e no Brasil ganhou força nos anos 60, um das frases associadas a este movimento foi a “paz e amor" que precedeu a expressão "ban the bomb" ("proíbam a bomba"), a qual criticava o uso de armas nucleares. As questões ambientais, a prática de nudismo e a emancipação sexual eram ideias respeitadas recorrentemente por estas comunidades. A guerra fria entre Capitalismo x Socialismo e as Olimpíadas de Moscou 1980, onde os Estados Unidos não participaram e as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles onde a União soviética não participou. Movimento estudantil, Politica x militarismo e a era da tecnologia entre outros assuntos discutidos entre a turma. Mas segunda-feira vem aí para ver jogo 5 entre : Equipe “T-LEADERS” versus Equipe “CAMALEÃO” com a Tarefa: “Leadership Fashion Week”, vamos ver quem se dá melhor nessa disputa.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

5...4...3...2...1... Agora é Agora! Aula (06/01/2013)

Volta às aulas, ano novo, vida nova e o Jogo da Liderança cada vez mais emocionante... Depois de um empate nas primeiras rodadas, agora temos o grupo Lideralizando a frente na classificação, com uma diferença de pontos muita pequena em relação aos demais grupos, então se preparem... Pois os próximos jogos prometem fortes emoções e esse jogo pode virar! Finalizada a Abordagem dos Traços, estamos iniciando o estudo de uma nova abordagem: "A Abordagem Comportamental" que irá servir de tema principal para o próximo jogo que acontecerá na próxima segunda-feira entre as equipes: T-Leaders x Camaleões. A ideia que fundamenta esta linha de pesquisa é a seguinte pergunta: “Existe algo único ou universal na forma como os líderes se comportam?” É interessante notar que esta linha de pesquisa ia praticamente em direção oposta à linha de pesquisa de traços. Explicando melhor: Se a pesquisa de traços tivesse obtido o sucesso e conseguisse explicar a questão da liderança, então o trabalho que teríamos para identificar um líder estaria em identificar nas pessoas determinadas características. Isso significaria que o líder nasce com um dom e que não é possível aprender a ser líder. Por outro lado, se a pesquisa comportamento tivesse sucesso em explicar o conceito de liderança através do comportamento dos líderes, teríamos a possibilidade de ensinar as pessoas a serem líderes. O comportamento do líder contribui para o sucesso ou insucesso da liderança. De acordo com esta abordagem, existem duas categorias de comportamento: orientação para a tarefa e orientação para as pessoas, que podem existir em alto grau e em baixo grau, definindo assim quatro comportamentos dos líderes.
O líder com alto grau de envolvimento com as tarefas e baixo grau de envolvimento com as pessoas é o líder Autocrático. Este está puramente preocupado com a eficiência e eficácia na realização das tarefas. O líder com alto grau de envolvimento com as pessoas e baixo grau de envolvimento com as tarefas é o líder Democrático. Este tipo de líder possui uma maior preocupação com as relações interpessoais. O líder com baixo grau de envolvimento tanto nas tarefas como nas pessoas é o líder liberal. Este líder permite que os liderados trabalhem com maior autonomia. O líder com alto grau de envolvimento nas tarefas e nas pessoas é o líder ideal. Esse é para a Teoria Comportamental: "Esse cara sou eu" de Roberto Carlos. Sempre é bom lembrar que ninguém é líder, e sim está líder. A situação é que vai definir, assunto para as próximas aulas. Fiquem ligados!!! Dia 13/01/14 no Auditório Novo do Centro Acadêmico do Agreste, às 20h30min. Quem vencerá esse desafio???