quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Grupo Formiga x T-Leaders 16/12/2013

O professor chamou os líderes das tarefas fora da sala. Nos deu um papel cada um com 8 tarefas. Eu (Valdiael) tinha que escolher 5 tarefas para o outro fazer... Só que quando escolhemos, ele não trocou, disse que teríamos que fazer as tarefas que escolhemos... E vice-versa... Enfim, nossas tarefas foram: 1 Ensinar um passo de dança; 2 Malabarismo com 3 bolinhas de papel 3 Mágica 4 Versos de Repente com tema escolhido pelos julgadores 5 Declaração de amor ao lixo O do T-Leaders foi o mesmo, com a diferença que não teve a do lixo, e sim CANTAR UMA MÚSICA. Escolhemos entre nós quem faria cada coisa... Passo de Dança - Renato Malabarismo - Rafael Mágica - Valdiael Versos de Repente - Daiany Declaração ao Lixo - Renato Após as apresentações eu ( Valdiael ) defendi meu grupo. Quando foi pra encerrar... Luiz nos deu 1 minuto pra vender a apresentação: "Faça de conta que você gravou sua apresentação em um DVD, e agora você terá que vender em 1 minuto. No fim, o Professor Luiz guardou as notas num envelope, inclusive a dele, e só vai mostrar quarta-feira.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Nossa batalha

Postagem de aula do dia 09/12/2013

Na ultima aula vivenciamos a batalha Formiga X Camaleões

Expomos nosso trabalho de campanha em prol da UDERVA (União em Defesa e Respeito à Vida Animal). Essa ONG recolhe animais de rua e fazem os devidos tratamentos veterinários para recuperação do animal e posterior adoção  pela comunidade.

Em nossa campanha nos baseamos em teorias vistas em sala de aula. As pessoa poderiam contribuir de diversas formas, todas apresentadas por nossa equipe. A forma que mais gerou resultados foi a venda de canetas personalizadas com slogan de nossa campanha (eles também merecem um feliz natal) e as logomarcas da nossa equipe a da UDERVA.

No debate pudemos perceber alguns pontos que poderiam ser melhorados na hora de nossa apresentação para os "investidores". Posso dizer que a prova foi bastante construtiva para nossa equipe, nos empenhamos bastante e aprendemos diversas coisas, dentre as quais deixar a timidez de lado e aprender a lidar com pessoas que não conhecemos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O que podemos aprender com os erros de Eike Batista?

Eike Batista, está prestes a perder todo seu patrimônio. Isso porque desconsiderou princípios básicos de administração e vendas.

O que podemos aprender com os erros de Eike Batista?
“Você construiu seus castelos no ar? Ótimo. É exatamente onde devem estar construídos. Mas agora mãos à obra e construa alicerces sob eles.” — Henry David Thoreau

Eike Batista o ex-empresário mais poderoso do Brasil, cometeu um dos erros mais básicos em vendas. “Não entregar aquilo que vendeu”. Ele fez muitas promessas para chamar à atenção de potenciais investidores. Até aí, tudo bem. Numa apresentação de vendas, precisamos ser convincentes a fim de conquistar e concretizar algum negócio. E isso ele conseguiu. Sua empresa, a OGX, obteve cifras bilionárias para começar a funcionar.

O problema do empresário E. Batista foi ter convencido os investidores sobre algo que ele mesmo não tinha nenhuma certeza, que a Petroleira OGX teria capacidade de produzir os 50.000 barris. A “credibilidade” dele começa a desmoronar quando a empresa patina diante dos obstáculos e não consegue extrair e entregar aquilo que havia acordado com seus investidores.  O mercado e investidores desconfiam da capacidade da empresa, e em pouco tempo a bolha estoura. Eike Batista não tem como honrar com sua palavra. A confiança que havia sido estabelecida desaparece. O resto cai como um baralho ou um jogo de dominós.

O que podemos aprender de tudo isso?
Que a falência pode bater à porta de qualquer empresa, mesmo as consideradas imbatíveis.
Não podemos prometer aquilo que não conseguiremos cumprir.
Quem fala de mais – erra de mais.
É preciso respeitar as regras estabelecidas.
Reconquistar a credibilidade pode ser uma tarefa longa e árdua.
Ser arrojado - mas sempre com os pés no chão.
Vendas é uma questão de resultados. Não importa o que você já fez. Não interessa o que fará no futuro. A única coisa que interessa é “o que você está fazendo agora”.

É claro que no caso do Eike Batista, sua derrocada, ainda o deixará com alguns bilhões de reais. Ele continuará muito bem de vida. A única coisa que quebrou de fato foi a sua “crista”. O ego do empresário sairá ferido. Não podemos nos esquecer das centenas de postos de trabalho que serão cortados.
No entanto, para a grande maioria, quando a falência bate a porta, deixa as pessoas com o “pires na mão”. Se você é empresário e está lendo esse artigo, as advertências que foram levantadas aqui podem ajudá-lo a não cometer os mesmos erros. É sempre melhor aprender com os erros dos outros.

Autor: Fernando Fernandes
Fonte: Programa Cases

domingo, 8 de dezembro de 2013

Quais características um líder deve ter ?

         Quais são os traços ideais para a formação de uma liderança, traços esses que estão sendo estudado há mais de um século, um exemplo desse estudo é a eugenia de Charles Darwin, que defendia o melhoramento das raças exposto em sala de aula pelo o professor Luiz Sebastião.
         No Brasil um dos pioneiros a defender a eugenia foi grande escritor brasileiro Monteiro Lobato, para o autor, o princípio da eficiência “resolverá todos os problemas materiais dos americanos, como o eugenismo resolverá todos os problemas morais”.
         A abordagem da liderança característica incorpora a ideia de que os líderes são pessoas excepcionais que possuem uma combinação de características valiosas. Duas opções importantes para a liderança incluem o traço ou abordagem situacional. A abordagem de liderança de traços é algo mais espontâneo, enquanto a abordagem situacional é adaptada ao ambiente, ou seja, vai de acordo com a situação que o ambiente necessita, vejamos abaixo mais características de ambas as lideranças.
         Liderança dos traços enfoca o líder e os traços que ele exibe. Certos tipos de características fazem os lideres mais eficaz. Alguns outros exemplos de características que fazem um líder eficaz incluem inteligência, autoconfiança, integridade, determinação, etc. Candidatos de liderança muitas vezes fazem teste de avaliação de personalidade para identificar seus traços. A desvantagem dessa liderança é devido ao grande número de pesquisas, traços incontáveis estão presentes. Com tantas características é difícil determinar quais características tornam o líder mais eficaz.
         Liderança situacional consiste em conceitos que são fáceis de entender e aplicar em uma ampla variedade de situações de trabalho. A abordagem do líder situacional também diz o líder exatamente o que fazer para o sucesso. No entanto, a educação, idade, experiência e sexo influenciam a preferencia de cada subordinado para certas formas de liderança, então há diversas formas de lideranças a serem estudadas em um único ambiente.
         “Um grande gestor que almeja respeito sadio diante dos seus subordinados, deve acima de tudo dar bons exemplos.”

                                                                    Lívio Cesário

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


Chega de espera, a ansiedade acabou, começou a batalha, ou melhor, o tão esperado, JOGO DA LIDERANÇA! Se bem que já tinha iniciado, mas agora é pra valer, nervosismo, emoção, estratégia, resistência, esses entre outros fatores fazem parte dessa disputa e estão mais intensos dentro de cada participante. Equipes em constantes atividades, tentando se sobressair entre as demais. Conflitos, intrigas, discussões, amizades rompidas, até onde vamos chegar? O que vai acontecer? Qual o limite e o que esperar desse jogo a partir de agora?
            A cada semana um combate diferente, uma nova história, nova experiência, jogadores e julgadores, estamos dos dois lados da moeda, vale tudo para vencer?
            Na primeira atividade, a equipe “T-Leaders” enfrentou a equipe “Lideralizando”. As equipes apresentaram bons trabalhos e coube aos julgadores darem suas notas, mas, lembrando que a nota que prevalece é a do professor, a sua nota deu para a equipe “T-Leaders a vantagem perante a outra equipe em disputa, foi  60 para “T-Leaders” e 40 para a “Lideralizando”, foi apenas uma batalha e não a GUERRA que foi vencida, é isso aí, a expressão logo vai contagiar, se é que já não contagiou. Tem muito jogo pela frente, segunda-feira continua. O vencedor? Só depois do apito final. 

Boa sorte para todos.